sexta-feira

Dia Internacional da Mulher


Porque comemoramos e o que e´o Dia Internacional da Mulher??

No dia 8 de Março de 1857 as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas para 10 horas diarias. Estas operárias, que recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, deflagrara um incêndio, nao foram socorridas e cerca de 130 mulheres morreram queimadas.
Em 1908, mais de 14 mil mulheres marcharam nas ruas de Nova Iorque, reivindicando o mesmo que as operárias de 1857, bem como o direito de voto. Caminhavam com o slogan "Pão e Rosas", em que o pão simbolizava a estabilidade económica e as rosas uma melhor qualidade de vida.
O dia 8 de Março é, desde 1975, comemorado pelas Nações Unidas como o Dia Internacional da Mulher, em homenagem `a coragem destas mulheres.

FELIZ DIA DAS MULHERES !!!

Para todas vós muitas beijokas

4 palpitações:

LAROKITAS disse...

Olá, ante de mais quero-te dar os parabéns pelo magnifico blogue que tens - tens trabalhos maravilhosos.
Apercebi-me que tinhas um blogue em conversa com a Tété e no Domingo, por acaso, comentei com a Silvia e pronto, cá estou eu.
Vou adicionar-te, para te poder visitar mais vezes.
Beijos grandes e uma boa semana para ti
silvia

AS ARTES DA XANA disse...

E como a xana é coleguita da larokitas e está sempre em cima do acontecimento, cá estou tambem a felicitar-te pelo teu blog,tão perto e ás vezes não nos apercebemos que temos talentos apé de nós. visita-me eu tambem já te adicionei
beijinhos xana

AS ARTES DA XANA disse...

Quanto ao dia da mulher, queria comentar e acabei por me esquecer, é pena que a maioria das pessoas não sabe esta triste história e o que neste caso as pessoas morreram para de mudar algo neste mundo
xana

Mila disse...

Olá:))Passei só para te deixar uma beijoka!

Boa semana.